segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TAG você sabe o que é isso?

Oi, oi,oi!!!!!

Não, nós não vamos falar sobre a TAG aquela que nós usamos como "palavra chave" para marcar nossos posts, mas sim de um problema muito comum que a maioria das pessoas não conhece, ou entende como frescura, ou subestima, as vezes por falta de informação ou falta de preparo para lidar com a situação.
Eu sempre sofri com o futuro, e me achava estranha por conta disso... pelo fato de sofrer por antecipação, de viver angustiada... até que em 2007 eu fui diagnosticada com TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada, isto é,  quando a ansiedade normal dos indivíduos passa a ser patológica.
Nós portadores desse tipo de transtorno não sentimos ansiedade só quando vamos ver alguém especial, ou compraremos um carro novo ou quando temos contas a pagar... nós sentimos a insegurança, a angustia, a afobação e todos os outros sintomas relacionados à ansiedade o tempo todo pelos mais diferentes, inimagináveis e rotineiros motivos...




Isso mesmo, a ansiedade patológica ou transtorno de ansiedade generalizada é o excesso de futuro, em que há a presença de uma preocupação constante e frequente em relação às diferentes atividades do dia a dia.
As causas da ansiedade patológica estão ligadas ao gene ou a episódios de estresse, sendo mais comum em mulheres do quem em homens.
O principal sintoma é a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou não existe um motivo. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, à saúde ou de várias outras origens.
Mesmo quando as pessoas com TAG têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes do que o necessário, elas ainda têm dificuldade para controlar essas reações.
Outros sintomas incluem:
·         Dificuldade de concentração
·         Fadiga
·         Irritabilidade
·         Problemas para adormecer ou para permanecer dormindo e um sono que raramente é revigorante e satisfatório
·         Inquietação, geralmente ficando assustado com muita facilidade;
·         Além das preocupações e ansiedades, diversos sintomas físicos também podem se manifestar, incluindo tensão muscular (tremedeira, dores de cabeça) e problemas de estômago, como náusea ou diarreia.

O tratamento para TAG é baseado no uso de remédios e terapia cognitivo comportamental, em que o psicólogo auxilia no monitoramento e reflexão dos pensamentos geradores da ansiedade, auxiliando o paciente a ansiedade, diminuindo assim o sentimento de impotência, gerenciando o estresse controlando as visões distorcidas que ocorrem durante as crises de TAG.
A adoção de um estilo de vida saudável e regrado, em que é possível manter uma rotina de afazeres, incluindo exercícios, descanso suficiente e boa alimentação pode ajudar a diminuir o impacto da ansiedade.
O tratamento de ansiedade é longo e a monitoração de pensamentos é constante... Minha psicóloga dizia que era apenas “um jeitão” de ver o mundo, mas que precisava ser tratado e controlado para evitar a depressão devido ao sentimento de impotência assim como o desenvolvimento de outros transtornos como o TOC por exemplo...
Desde que eu fui diagnosticada com a doença eu já passei pelas mais diferentes crises com diferentes sintomas que tendem a ser mais brandos ou severos, alternando de acordo com a minha capacidade de lidar com eles;
Entre as minhas resoluções de ano novo e de mudança de vida e de hábito (por isso aquela lista enorrrrme de metas) estabeleci pra mim mesma que já era hora de parar de brincar de Peter Pan e de me preparar pra lidar com o “meu jeitão” de uma forma mais adulta, sem interromper o tratamento e a terapia, assim como os exercícios diários de manutenção de pensamento e de prevenção dos episódios de crise.
O meu peso está diretamente ligado ao transtorno, isto é, durante as crises eu como desesperadamente (oiiii... eu tenho crises o tempo todo!), então para o sucesso de uma vida mais saudável eu preciso monitorar a minha ansiedade mais de perto e eliminar o fatores que desencadeiam o processo além de tomar os remédios adequadamente... Por isso a adoção das listas, de novos métodos de organização de vida e de rotina... Caso esteja sem dormir por um período prolongado de tempo, se sentindo angustiado demais sem nenhum motivo aparente, procure o seu neurologista ou psiquiatra de confiança e peça uma avaliação melhor do caso... quanto antes diagnosticado mais fácil de ser resolvido...
Um passo importante é aceitar-se como é, descobrindo quais as suas potencialidades e as áreas que merecem ser ajustadas e reorganizadas buscando sempre ser melhor... é um longo processo, mas que vale muito a pena pois possibilita o conhecimento de si mesmo...
O post ficou giga (parabéns se você) leu até aqui, mas é um assunto importante que pode ajudar não só a você como muita gente...


Bjks e até a próxima

<3

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog